Na semana passada o Sr. Idelfoncio propietário das terras que dão acesso aos setores de escalada e também locatário da casa do abrigo, conversou com o escalador local Daiex de Almeida (coordenador do abrigo) e lhe disse que irá precisar da casa durante dois meses para abrigar os trabalhadores da colheita de café que irá começar em breve. Então nessa temporada não teremos o abrigo para passarmos as noites na bocaina, para a felicidade de alguns e para a tristeza de outros principalmente das plantas e animais que vivem ali teremos que bivacar ou acampar na base da serra. Para termos uma melhor harmonia com a fauna e a flora do lugar e também com o Sr. Idelfoncio vamos seguir as seguintes dicas:
• Levar embora da bocaina todo lixo produzido no dia e algum outro que alguém não levou • Deixar os carros antes da porteira • Sempre fechar as porteiras por onde passar • Enterrar seus dejetos sólidos • Não fazer fogueiras porque estamos entrando em uma época muito seca e o serrado e muito sensível ao fogo • Não jogar pontas de cigarro na bocaina pois pode causar um incêndio e também poluir o local
Todo escalador que já esteve na Bocaina com certeza já “namorou” o setor TSUNAMI. Trata se de um setor com paredes imponentes e de um visual único. Durante todos esses anos tudo não passava de apenas um “flerte” uma vez que a galera estava focada em abrir linhas mais acessíveis em outros setores. Assim sendo o setor continuava la, adormecido, com apenas duas linhas, sendo uma em estilo artificial (RUIN DE MIRA) e uma linha em móvel (NAGUICHAMPA). Há aproximadamente dois meses, o escalador local Gustavo Scandiuzzi (Xorão) me informou que junto com o escalador Difora e o local Diego Leonardo (cabelin) iriam abrir uma via neste setor e o local escolhido seria a “aresta de esquerda”. Duas semanas mais tarde estava equipada e primeira linha esportiva deste incrível setor: EFEITO COLATERAL. Sem dúvidas a aresta mais linda da Bocaina, um excelente projeto para quem quiser tentar... Após essa “primeira” conquista todas as atenções dos escaladores que freqüentam o local se votaram para este setor, logo no feriado entre os dias 2 e 4 de Abril os escaladores Alexandre Fei (Araxá), Felipe Belisário (Pedro Leopoldo), Zé Monofinger (Brasília), Danielzinho (Brasília), Luca (RS / Brasília) e Diego Leonardo (Araxá) fizeram um trabalho em conjunto que resultou em 5 novas linhas, sendo elas: FILHO DE TODOS, NEBLINA BAIXA, NAMORO ANTIGO, MANDRUVA ASSASSINOE CHORA NENÊ. Parabéns pelo trabalho rapazeada, a escalada brasileira agradece. Vale lembrar que o melhor ainda esta por vir, pois a “onda de quartzo” que da nome ao setor ainda esta “virgem”, mas acredito que não por muito tempo. É isso, SETOR TSUNAMI, fruto de um namoro antigo... BOCAINA FI!!!
No último feriado entre os dias 2 e 4 de Abril (semana santa), rolou um encontro informal de escaladores de vários estados, que vieram conferir o clássico quartzo da Bocaina e com certeza não se arrependeram.
De Belo Horizonte vieram Alexandre Féo, Tâmara, Felipe Belisário (PL), Giovani (PL) e Vitor Hugo (PL). Do estado de São Paulo (Atibaia) contamos com a presença do Léo (gringa agarras), do kaio e de mais uma galera que no momento não me lembro o nome. Do planalto central estavam eu, Rafael Passos, Luis Couto, Raissa Dias, Zé Monofinger, Danielzinho e Lucas (RS). Enfim, uma galera de fora que junto com os locais fizeram destes dias chuvosos dias de muito climb.
Desta trip saíram conquistas de 5 novas vias no setor TSUNAMI (namoro antigo, chora nenê, neblina, mandruvá assassino, a outra com nome ainda indefinido), além dessas novas linhas, o local Alexandre Féo grampeou a extensão da via MEDO DE QUE, que já contava com um ascensão, porém com essas novas chapeletas voltara a ser projeto, mas não por muito tempo....
Enquanto a rapazeada trabalhava nas vias do TSUNAMI uma outra galera aproveitava para escalar as vias do setor dos tetos, uma vez que la NÃO CHOVE, isso mesmo, 3 dias de chuva e de muita escalada. No domingo todos se reuniram para fazer uma vibe neste mesmo setor, afinal a rapazeada já estava cansada de chuva e tampo de pedreiro. Com toda essa vibe rolando dois projetos caíram, sendo eles a extensão da via MEDO DE QUE e a via VITAMINA C, ambos cotados em 9c por Rafael Passos.
Em nome de todos os escaladores locais venho agradecer a presença de todos, serão sempre bem vindos, o abrigo esta a disposição é só da o tok... BOCAINA FI!!!!